Rating de Seguros – Comentário Econômico n∘ 738
Prezados Senhores,
Podemos dizer que o setor de seguros começou a reagir!
Com a pandemia, muitos agentes econômicos – por ansiedade, desconhecimento ou até má fé – passaram a exigir que as seguradoras cubram qualquer prejuízo gerado pela pandemia. Em muitos casos, sobretudo para aquelas pessoas ou empresas que perderam quase tudo com tal tragédia, é um sentimento até compreensível.
O problema é que tal cobertura não é válida em termos legais, pois não era o que estava escrito nos contratos. É uma decisão bem difícil a ser tomada, claro, mas não há muito o que fazer. No caso específico de seguros de lucros cessantes, se as seguradoras pagarem os prejuízos pelos negócios interrompidos, isso pode acarretar até a insolvência do sistema.
Ciente desse momento seríssimo e único, o “Insurance Information Institute” – o maior centro de estudos econômicos de seguros do mundo – criou a campanha “FAIR – Future of American Insurance and Reinsurance” (“Futuro do Seguro e do Resseguro na América”).
Com isso, a sociedade terá mais subsídios para entender as atitudes das seguradoras, aumentando a transparência de todo o sistema.
Ressaltamos que o nome da campanha é um trocadilho ótimo e intraduzível. A palavra “fair” significa “justo ou correto” em inglês.
Ver abaixo…
Cordialmente,
Francisco Galiza.
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