Maconha e o Setor de Seguros – 3 de abril de 2019

Rating de Seguros – Comentário Econômico n 623

Prezados Senhores,

Quando se fala que, nos EUA, há pesquisas e estudos econômicos sobre praticamente tudo, não é um exagero de linguagem.

O uso recreativo ou medicinal de maconha tem se expandido em diversos Estados daquele país. Assim, no mês passado, o Insurance Information Institute divulgou um estudo (“Recreational marijuana and impaired driving”), que avalia justamente os efeitos desse fato no mercado de seguros de automóvel.

Ver…

www.iii.org/white-paper/a-rocky-road-so-far-recreational-marijuana-and-impaired-driving-031219

Há diversas conclusões. A droga afeta diferentemente as pessoas, mas, em geral, compromete a capacidade de direção, memória e atenção do motorista. Associada ao álcool, a maconha tem o efeito aumentado. Quanto maior a quantidade da droga, maior a probabilidade de o usuário ser o culpado do acidente. Quando o Estado legaliza a droga, a quantidade de usuários aumenta. Uma informação importante para o setor de seguros: a legalização está associada com o aumento da frequência de sinistros de veículos.

Enfim, essas são as conclusões iniciais e novos estudos estão sendo feitos.

Na média, em um Estado americano que já legalizou a droga, houve aumento de 6% na quantidade de colisões de veículos. Em alguns Estados – Colorado, por exemplo – o aumento foi maior, de quase 13% (ver gráfico abaixo). Será que, algum dia, tal discussão vai chegar ao Brasil?

Cordialmente,

Francisco Galiza.

ratingdeseguros.com.br
twitter.com/ratingdeseguros
facebook.com/ratingdeseguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *