Novo método eleitoral, o ranking de candidatos – 18 de novembro de 2019

Rating de Seguros – Comentário Econômico n 678

Prezados Senhores,

Esse assunto não tem nada a ver com seguros ou nem mesmo diretamente com economia. Mas a abordagem é tão interessante que merece um comentário especial.

A revista Time acaba de publicar a matéria “New York City Voters Just Adopted Ranked-Choice Voting in Elections. Here’s How It Works”, explicando o novo sistema eleitoral que irá ser aplicado na Cidade de Nova York.

Ver…

time.com/5718941/ranked-choice-voting/?utm_campaign=oqel&utm_source=Newsletter

O método tradicional, aplicado na maioria dos países, consiste em escolher somente um candidato por vez, como todos conhecemos. Quem tem mais votos, é eleito.

Agora, esse novo sistema eleitoral popular permite que os eleitores classifiquem os candidatos por preferência, o que significa que eles podem enviar cédulas que listam não apenas o candidato de primeira escolha para uma posição, mas também o segundo, terceiro e assim por diante. Os defensores dessa nova metodologia dizem que isso poderia ajudar a evitar campanhas eleitorais cada vez mais polarizadas.

A coisa funciona assim. O candidato com a maioria (mais de 50%) dos votos de primeira escolha vence de imediato. Se nenhum candidato obtiver a maioria dos votos de primeira escolha, ele acionará um novo processo de contagem. O candidato que fez o pior é eliminado e as cédulas dos eleitores são redistribuídas para sua segunda escolha. Em outras palavras, se você classificou um candidato perdedor como sua primeira escolha e o candidato é eliminado, seu voto ainda conta: ele passa para o candidato de segunda escolha. Esse processo continua até que haja um candidato vencedor.

Uma abordagem, no mínimo, interessante.

Cordialmente,

Francisco Galiza.

ratingdeseguros.com.br
twitter.com/ratingdeseguros
facebook.com/ratingdeseguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *