Previsão para a Indústria Automobilística – 7 de abril de 2020

Rating de Seguros – Comentário Econômico n 713

Prezados Senhores,

Por razões óbvias, tudo que envolve a indústria automobilística interessa diretamente ao setor de seguros.

O seguro de automóvel é o principal ramo comercializado pelos corretores, representando aproximadamente 60% da sua receita.

Assim, o gráfico abaixo corresponde ao licenciamento e à produção de veículos nos país, em valores acumulados móveis 12 meses.

De forma didática, podemos fazer a análise das curvas por fases.

·No final de 2013, o país produzia e licenciava um pouco acima de 3,5 milhões de unidades por ano, o máximo da sua história.

·A partir de 2014, com a recessão, esse patamar diminuiu de forma abrupta e, ao final de 2016, o valor baixou para 2,0 milhões ao ano, tanto em produção como em licenciamento. Uma queda expressiva, de 40% em dois anos.

·A partir 2017, de uma forma lenta mas contínua, os valores foram subindo. A curva da produção foi na frente, beneficiada pelas exportações. No final do ano passado, chegamos a quase 3,0 milhões ao ano, nos dois casos – produção e licenciamento. Esse foi o cenário ao final de 2019.

·Agora, com a pandemia, houve uma mudança de cenário, com a consequente alteração nas trajetórias das curvas. Somente no mês de março, a queda foi de 20%, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. Nos dois casos, produção e licenciamento. Porém, esse foi um número extraordinário e não deve se repetir ao longo do ano. Tudo sinaliza que o cenário epidemiológico esteja menos crítico daqui a 4 ou 5 meses. Entretanto, claro que haverá perdas no setor. Se considerarmos uma queda de 10 a 15% no ano, chegaremos a um patamar de 2,5 milhões de unidades por ano ao final de 2020.

·Se confirmado, esse valor de 2,5 milhões ao ano representa uma retração, mas seria, pelo menos, melhor do que o mínimo conseguido no final de 2016. Ou seja, em 2020, o setor já teria passado por algo pior, se comparado com 2016. Enfim, não deixa de ser algum consolo.

Abraços,

Francisco Galiza.

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