Urgência nas medidas econômicas – 26 de abril de 2019

Rating de Seguros – Comentário Econômico n 628

Prezados Senhores,

Atualmente, um dos maiores problemas econômicos e sociais do país é a taxa de desemprego.

O gráfico abaixo mostra a taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo, calculado mensalmente pelo SEADE.

Aqui, o valor total é composto pela soma das taxas de desemprego aberto e oculto. No primeiro caso, as pessoas que procuraram trabalho nos últimos 30 dias e não conseguiram nada nos sete dias anteriores à entrevista. No segundo caso, as pessoas que estão em algum trabalho precário ou já estão até mesmo em desalento (ou seja, nem procuram mais).

Quando vemos os números, o que se observa é, com a eleição do novo governo (até um pouco antes), as taxas estavam em queda, passando de um patamar de 17% para 15%, no período de setembro a dezembro. Claro que havia um efeito sazonal nesse comportamento. Todo final de ano, as taxas caem um pouco. Entretanto, as expectativas eram mais favoráveis.

Nesse início do ano, infelizmente, já temos uma reversão na trajetória, por três meses seguidos. Em boa parte, esse movimento pode ser explicado pela preocupação dos agentes econômicos com o andamento das reformas. Os investimentos são retraídos um pouco, as contratações são postergadas, etc. Isso só reforça a necessidade e a urgência de novas medidas. A situação demanda rapidez!

Cordialmente,

Francisco Galiza.

ratingdeseguros.com.br
twitter.com/ratingdeseguros
facebook.com/ratingdeseguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *