Análise dos dados do 1º Semestre – 17 de agosto de 2020

Rating de Seguros – Comentário Econômico n 755

Prezados Senhores,

Os dados econômicos do setor de seguros do primeiro semestre de 2020 fecharam. A exceção é o seguro saúde, número divulgado pela ANS e que sai com certa defasagem. Um primeiro semestre bem complicado. Mas, em compensação, os números devem melhorar no segundo semestre.

Abaixo, alguns comentários rápidos sobre tal período.

·Em termos de crescimento de receita de prêmios, o setor ficou praticamente estável. Diante das circunstâncias, podemos considerar tal fato como notável.

·Esse comportamento, porém, foi assimétrico. Quem perdeu mais foram os segmentos de automóvel e de previdência, com queda de 5 a 10% com relação ao mesmo período do ano anterior, dependendo da empresa e da região. Quem se mostrou mais favorável foram alguns ramos de seguros específicos, como seguro rural. Em seguros de pessoas, na média, podemos dizer que ficou no “zero a zero”.

·O histórico de rentabilidade das seguradoras é o seguinte. De 2013 a 2015, com a economia brasileira mais positiva, o lucro agregado conseguiu evoluir de forma favorável, em trajetória crescente. Em 2016, a rentabilidade sofreu, pelos efeitos da crise econômica. Em termos nominais, se quebrou a tendência de crescimento positivo dos lucros de anos anteriores. Em 2017, quando comparada ao mesmo período de 2016, a trajetória de variação continuou negativa, porém em uma taxa menor. Em 2018, finalmente, houve uma reversão nos números, os lucros voltaram a crescer, tendência que continuou em 2019. Ou seja, aos poucos, a economia estava reagindo.

·Em 2020, pela pandemia, o cenário mudou. O gráfico abaixo faz uma projeção linear do lucro de 2020, multiplicando simplesmente o valor do primeiro semestre por dois. Tal abordagem tem uma visão pessimista, pois o segundo semestre costuma ser mais favorável. De qualquer maneira, é muito provável ter alguma forma de recuo no lucro nesse exercício, quando comparado ao ano anterior e ainda falando em termos agregados.

Cordialmente,

Francisco Galiza.

ratingdeseguros.com.br
twitter.com/ratingdeseguros
facebook.com/ratingdeseguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *